Lanceiro
O Lanceiro é um cavalo de pelagem ruça, que pertence à raça Lusitana, a mais conhecida raça portuguesa de cavalos. Nascido a 11 de maio de 1992 e chegou à Quinta em 2009, vindo das cavalariças da Polícia Florestal, em Monsanto.
O cavalo Lusitano é um animal versátil, dócil, ágil e corajoso, com aptidão para quase todas as modalidades do desporto equestre, uma das razões que desperta o grande interesse por esta raça. Foram estas as características que levaram a que o Lanceiro fizesse parte da equipa da Polícia Florestal, zelando pela segurança dos maiores parques de Lisboa, durante anos. No entanto, foi, também, este trabalho que lhe originou uma doença crónica nos cascos, denominada laminite, que condicionou a sua continuidade nesta “profissão” e acabou por originar a sua vinda para a Quinta.
Como se pode ver pela sua data de nascimento, é um animal sénior, ou seja, tem já uma idade muito avançada, pelo que requer muito descanso e merece o nosso maior respeito, admiração e bons tratos. Connosco há mais de 10 anos, é um dos símbolos da Quinta e são inesquecíveis os momentos em que deita a língua de fora repetidamente, provocando grandes gargalhadas, principalmente aos mais pequenos.