Skip to main content

A Quinta no projeto REPLAY

Agora os brinquedos em fim de vida do seu filho poderão ter… uma nova vida!

O projeto REPLAY, promovido pelo Zero Waste Lab e pelo Precious Plastic Portugal, é a primeira rede de recolha e triagem de brinquedos em fim de vida, que os transformará em novos brinquedos.

O Município de Lisboa associa-se ao Projeto REPLAY com o propósito de alargar a rede de pontos de entregas em Lisboa e, promover e incentivar junto das crianças e jovens hábitos e práticas sustentáveis. A Quinta Pedagógica dos Olivais é um dos pontos de entrega, onde poderá dar um destino adequado aos brinquedos em fim de vida, aproveitando os componentes que sejam recicláveis.

Muitos brinquedos são fabricados a partir de uma mistura de diferentes materiais, o que torna difícil a sua reciclagem no sistema de gestão dos resíduos, mesmo que a maioria do plástico e materiais de que são feitos sejam recicláveis. Outro problema é o aumento exponencial do número de brinquedos com plástico de baixa qualidade, normalmente oferecidos como brinde e com pouca retenção de interesse.

Assente nos conceitos da economia circular, o projeto REPLAY começa com a participação da comunidade e lança o desafio às famílias para que, antes da entrega do brinquedo, realizem quatro passos em casa:

1. Seleção de brinquedos;

2. Desmontagem;

3. Contabilização;

4. Entrega.

Os brinquedos desmontados e classificados por material estão, assim, prontos a serem depositados no ponto de entrega REPLAY.

Consulte todos os detalhes sobre como participar neste projeto em https://plasticreplay.pt/