Skip to main content

Quinta apoia iniciativa "Tenho voto na matéria" da UNICEF Portugal

A mais recente iniciativa da UNICEF Portugal, criada por e para crianças, quer dar voz aos mais jovens.

A UNICEF Portugal, por ocasião  das eleições autárquicas a 26 de Setembro, lançou o desafio aos Municípios da Rede do Programa Cidade Amiga das Crianças para colaborarem numa consulta pública às crianças que vivem em Portugal para que, apesar de não votarem, também as crianças possam ter oportunidades para expressar o que pensam e partilhar as suas ideias sobre as suas cidades/comunidades.

O município de Lisboa, membro do Programa  Cidade Amiga das Crianças, não pode deixar de responder a esta chamada e a Quinta, enquanto equipamento municipal, aliou-se à promoção deste projeto que incentiva, desde cedo, à participação cívica, promoção da cidadania e desenvolvimento dos territórios e das comunidades.

Tenho Voto na Matéria, foi lançada no dia 15 de setembro, Dia Internacional da Democracia, criando, assim uma oportunidade para que os cidadãos mais jovens possam contribuir para o debate sobre o futuro da sociedade. 

Para participar basta que as crianças, até aos 18 anos, acedam ao website da UNICEF Portugal e respondam ao inquérito disponível em: https://www.unicef.pt/tenhovotonamateria, até ao dia 26 de setembro. 

As opiniões das crianças e dos jovens serão analisadas pela UNICEF Portugal, que irá compilar os resultados num Relatório Final. Este relatório vai ficar disponível para qualquer pessoa poder consultar, em outubro de 2021. Em especial, pretende-se que os resultados possam chegar aos decisores políticos, para que tomem em consideração a opinião das crianças e jovens nas tomadas de decisão.