Skip to main content

Festival Jardins Abertos

O Festival Jardins Abertos teve a sua 1º edição em maio de 2017 e abriu os portões dos mais bonitos jardins da cidade de Lisboa, com o objetivo de promover a sustentabilidade e consciencialização ambiental, estimulando a relação positiva com a natureza em contexto urbano.

A primeira edição recebeu mais de 3000 inscrições e a segunda, em 2018, aumentou para mais de 8000 o número de participantes. Neste mesmo ano, teve início a coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e no ano seguinte, recebeu o Alto Patrocínio do Presidente da República, desdobrando-se em duas edições: primavera e outono, com mais de 25 000 participações nas duas estações. 

Em 2020, apesar das circunstâncias, as edições do festival Jardins Abertos, inseridas na programação da Lisboa Capital Verde Europeia, aconteceram ao longo de dois fins de semana consecutivos, em formato presencial e virtual, contando com mais de 19 000 participções presenciais e mais de 200 000 participações virtuais. 

A 7ª edição chega em 2021 e acontece ao longo de dois fins de semana consecutivos, nos dias 22/23 e 29/30 de maio. A primavera em flor dá o mote e abrem-se novamente os portões de jardins únicos, públicos e privados, com percursos guiados, exposições, conversas e oficinas para toda a família.

A Quinta Pedagógica dos Olivais integrou o Festival na edição de outono de 2020 e volta a fazer parte desta festa, com as atividades “Com frutas e legumes” e “Farmácia Rural” e uma novidade em relação à participação anterior, o Roteiro de exploração “As árvores da Quinta”.

Consulte a programação completa do Festival Jardins Abertos.

Nota: as inscrições têm início na segunda-feira anterior à data de realização da atividade e deverão ser feitas para quinta.pedagogica@cm-lisboa.pt ou para o telefone 218 550 930.