Skip to main content

A Quinta no Festival Jardins Abertos

Em 2021, pela segunda vez, voltamos a fazer parte do Festival Jardins Abertos.

Depois da edição da primavera, que decorreu em maio, surge a edição de verão deste Festival que caminha para a sua 8ª edição.

É no verão que o sol atinge o seu ponto máximo no arco do céu, trazendo uma maior intensidade luminosa e o aumento das temperaturas do ar. A 8.ª edição do festival abre os portões dos jardins de Lisboa e convida a passeios sob as sombras frescas das copas das árvores dos jardins da capital.

Esta inédita edição de verão irá acontecer ao longo de dois fins-de-semana consecutivos, nos dias 4/5 e 11/12 de setembro.

“As árvores da Quinta” e “Com frutas e legumes” são as nossas propostas para estes fins de semana:

As Árvores da Quinta
4 e 5 de setembro - 10:00/15:00
Duração: 1h30

Com Frutas e Legumes
11 e 12 de setembro - 10:00/15:00
Duração: 1h30
 

Nota: As inscrições têm lugar a partir das 9h00 da segunda-feira que antecede o dia da atividade pretendida, por email quinta.pedagogica@cm-lisboa.pt ou telefone 218550930.
 

Acerca do Festival

O Festival Jardins Abertos teve a sua 1º edição em maio de 2017 e abriu os portões dos mais bonitos jardins da cidade de Lisboa, com o objetivo de promover a sustentabilidade e consciencialização ambiental, estimulando a relação positiva com a natureza em contexto urbano.

A primeira edição recebeu mais de 3000 inscrições e a segunda, em 2018, aumentou para mais de 8000 o número de participantes. Neste mesmo ano, teve início a coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e no ano seguinte, recebeu o Alto Patrocínio do Presidente da República, desdobrando-se em duas edições: primavera e outono, com mais de 25 000 participações nas duas estações. 

Em 2020, apesar das circunstâncias, as edições do festival Jardins Abertos, inseridas na programação da Lisboa Capital Verde Europeia, aconteceram ao longo de dois fins de semana consecutivos, em formato presencial e virtual.

A 7ª edição chegou em 2021 e aconteceu ao longo de dois fins de semana consecutivos, nos dias 22/23 e 29/30 de maio. A primavera em flor deu o mote e abriram-se, mais uma vez, os portões de jardins únicos, públicos e privados, com percursos guiados, exposições, conversas e oficinas para toda a família.

Este projeto, que começou timidamente como um percurso guiado e 80 participantes, lançou raízes e cresceu, contando mais de 200 000 participações no último ano.

A Quinta Pedagógica dos Olivais integra este festival desde a edição de outono de 2020. 

Mais informações em Festival Jardins Abertos.