Como se ligam bem-estar animal e voluntariado?
São muitas as visitas escolares que recebemos diariamente, mas estas resultaram de uma junção perfeita! Da necessidade de trabalhar o tema a escolha da nossa voluntária mais antiga, Maria João Valada, assistente social, na Casa Pia de Lisboa, foi mais do que óbvia: mostrar na primeira pessoa como podemos aliar a experiência do voluntariado e o bem-estar animal!
Na sua experiência de voluntariado, mais do que na teoria, responde, na prática, a esta questão, mostrando o quão enriquecedor pode ser uma experiência de voluntariado.
O bem-estar animal foi o tema escolhido pelos alunos no âmbito do projeto CSI – Competências Sociais Integradas, que existe há vários anos na Casa Pia, e, também, no âmbito da disciplina de cidadania, este ano com o tema “Educar para a cidadania”, da disciplina de cidadania. O voluntariado surge como transversal a estes dois projetos. Cada vez mais cedo, é essencial comunicar como cada um pode fazer a diferença e como ser voluntário pode ser enriquecedor não só para a comunidade onde nos inserimos, mas também para quem a vivencia.
Ao longo do ano letivo, viveram nestes caminhos dias de descoberta e aprendizagem. E como a visita à Quinta não termina quando passam o portão, esperamos que o que levam daqui não sejam apenas para a escola, mas sim para a vida.