Skip to main content

Dia Internacional do Livro Infantil

2 de abril, Dia do Internacional do Livro Infantil, foi dia de celebrar a leitura na Quinta.

A manhã começou com a Alfarroba Edições, que nos trouxe a história da Maraia, uma menina muito especial. No livro “Maraia e o Jardim do Coração” percebemos como respirar e escutar o coração podem ser uma preciosa ajuda para enfrentar os nossos medos.

“O cavalo e eu… juntos à descoberta da literacia” foi o livro que demos a conhecer à tarde. Mais do que um livro, este é um projeto da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, que visa promover a inclusão e participação de crianças com necessidades especiais, do 1.º ciclo da rede pública escolar do concelho de Lisboa, aliando a hipoterapia/equitação terapêutica à literacia. São promovidas sessões terapêuticas para crianças com necessidades de saúde especiais e, em simultâneo, nas turmas das escolas que frequentam, é desenvolvida uma atividade interdisciplinar, dirigida a toda a turma (incluindo as crianças do ensino regular), que passa pela criação de uma história e ilustrações, culminando na elaboração de livros infantis. Conheça um pouco melhor este projeto aqui

O dia não podia terminar sem a apresentação dos tão aguardados resultados da 15º edição do Concurso de Histórias Infantis, da Quinta Pedagógica dos Olivais. Foram escolhidos três vencedores em cada categoria, Pré-escolar e 1º Ciclo, e a escolha não foi fácil, com histórias que nos continuam a deslumbrar, ano após ano. Mas, mais importante do que ganhar, o objetivo deste concurso é promover a leitura e criação de histórias, uma ferramenta excelente, para pais e educadores, na abordagem das emoções e no desenvolvimento da imaginação e criatividade das crianças.

Conheça a lista de vencedores e visite a exposição de todos estes trabalhos incríveis, que está patente no Celeiro da Quinta.

PRÉ-ESCOLAR:

1º LUGAR – Jardim de Infância Arq.º Gonçalo Ribeiro Telles

“Um dia Baralhado na Quinta”

 

2º LUGAR – Externato Passos Manuel

“Quem sou eu?”


3º LUGAR – CAF EB Paulino Montez

“Alice na Quinta das Maravilhas”

 

1ºCICLO:

1º LUGAR – Externato Passos Manuel

“Para lá do Muro”


2º LUGAR – CAF EB Sarah Afonso

“Os Mistérios da Quinta”


3º LUGAR – CAF EB Arco-íris

“O Mistério da Fonte”