Envolver
Na Quinta Pedagógica dos Olivais encaramos com responsabilidade o nosso papel na comunidade. Somos um espaço único na cidade, que representa o mundo rural e proporciona momentos memoráveis, lúdicos e de aprendizagem.
Acreditamos que podemos ir sempre mais além e ter um papel mais ativo. Definimos como um dos nossos grandes objetivos criar um impacto positivo na vida da nossa comunidade, seja a nível individual ou em grupo. Desenvolvemos vários projetos com um foco especial na promoção da socialização, entreajuda e do bem-estar emocional, mental e físico. De forma isolada ou em parceria com instituições locais e serviços públicos, promovemos um esforço comum de envolvimento comunitário, que se concretiza na dinamização de diferentes projetos:
Voluntariado
Ser voluntário é fazer a diferença. O Voluntariado é um projeto aberto à comunidade, um apelo à prática da cidadania como contributo para a valorização do serviço público e para o enriquecimento pessoal, na partilha de experiências e saberes. Trabalhar como voluntário na Quinta permite desenvolver novas capacidades e a autoconfiança, através do contacto direto com os animais e a natureza.
Destinatários
Adultos e jovens, a partir dos 18 anos, com interesse por animais, plantas e atividades ao ar livre. Damos a oportunidade de conhecer, tratar e, muito importante, mimar os animais da Quinta. Na nossa Horta e no Pomar é possível aprimorar ou aprender mais sobre práticas agrícolas tradicionais e jardinagem.
Como participar
O projeto de voluntariado da Quinta está integrado institucionalmente no Banco de Voluntariado de Lisboa (BVL), pelo que a inscrição deverá ser feita na plataforma de voluntariado.
Inclusão social
A necessidade de integração das pessoas com deficiência na sociedade é a base deste projeto, dirigido a instituições com valência de atividades ocupacionais nesta área. A sensibilização e consciencialização da sociedade para esta questão é crescente, mas há um longo caminho a percorrer. Através da integração de jovens e adultos com deficiência em atividades socialmente úteis, como as rotinas da Quinta, procuramos estimular a capacidade de aprendizagem e, em simultâneo, promover a aquisição de competências pessoais e sociais.
(Re)inserção Social
O sistema punitivo português prevê que, para além de medidas privativas de liberdade (pena de prisão), de acordo com determinados critérios, os cidadãos possam converter uma sanção que lhes foi atribuída em trabalho a favor da comunidade. A Quinta Pedagógica dos Olivais é um dos serviços que acolhe esta possibilidade, sempre com a coordenação institucional dos serviços de reinserção social. O trabalho desenvolvido está relacionado, habitualmente, com as tarefas de manutenção da Quinta, contribuindo para valorização de um espaço público que é de todos.
Estágios
O Programa de Estágios na Quinta dirige-se à comunidade escolar que, na sua componente curricular, integre prática em contexto de trabalho ligada às atividades desenvolvidas na Quinta. Estes estágios podem abranger diversas áreas como o ambiente, turismo, agricultura, biologia, veterinária, animação cultural, entre outras, e funcionam como forma de valorização pessoal e profissional, na aquisição de competências transversais de preparação para a vida ativa.