Skip to main content

Visitar

Informações importantes para a sua visita à Quinta.

Empenhada em contribuir para o esforço nacional de combate à pandemia, a Quinta Pedagógica pede que faça uma Visita Segura. Cumpra as medidas de segurança implementadas na receção dos visitantes e reduza os riscos de contaminação pela COVID-19:

  • Lotação máxima de 200 visitantes em simultâneo.
  • O uso de máscara no espaço exterior não é obrigatório, mas é recomendado, incluindo para crianças a partir dos 10 anos.
  • Higienize as mãos à entrada.
  • Mantenha o distanciamento social.
  • Evite tocar nas vedações.

Horário

Entrada gratuita

Aberto

Terça a sexta-feira
9:00 - 17:30

Sábado, domingo e feriados
10:00 - 17:30

Encerrado

Segunda-feira
1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro.

A título excecional, poderemos encerrar noutras datas.

Como chegar

A Quinta Pedagógica dos Olivais está situada nos Olivais Sul. A entrada principal localiza-se na Rua Cidade de Lobito.

Metro
A estação de metro mais próxima é a dos Olivais (Linha vermelha).

Autocarro
Carris: 708, 731, 750 781 e 759

Comboio
A estação do Oriente está localizada a cerca de 15 minutos a pé da Quinta Pedagógica e tem ligação com a rede do metro.

Bicicleta
Poderá utilizar a recente rede de ciclovias, criada pelo Município, e deixar a sua bicicleta nos diversos suportes de que dispomos para o efeito.

Acessibilidade

Todos os espaços da Quinta Pedagógica estão adaptados a visitantes com restrições de mobilidade, através de rampas. Estão disponíveis lugares reservados para pessoas com mobilidade condicionada no Parque de Estacionamento.

Qualquer questão relativa à acessibilidade, poderá ser colocada na receção da Quinta.

Perguntas frequentes

Aqui encontra um conjunto de perguntas e respostas simplificadas sobre a visita à Quinta

As atividades lúdicas do Programa Família destinam-se, em regra, a crianças a partir dos 3 anos de idade, acompanhadas por um adulto. 

Não. A Quinta enquadra-se na tipologia de quintas pedagógicas cujo objetivo é a promoção e exposição de animais de pecuária, que a legislação nacional identifica como: “qualquer espécimen vivo de raça autóctone de bovino, suíno, ovino, caprino, equídeo, ave de capoeira, coelhos"; podem ainda existir cães e gatos até ao número máximo de cinco.

Para participar numa atividade é necessária marcação prévia. Se for em nome individual ou família, deve consultar a programação do Programa Família. Se representar uma instituição ou estabelecimento de ensino, consulte as indicações do nosso site.

O número de animais está relacionado com a necessidade de garantir, a cada espécie presente, as  melhores condições de saúde, bem-estar e higiene. Devemos, igualmente, respeitar a legislação referente a esta tipologia de espaços, nunca podendo ter mais de 100 animais.

A ordenha pressupõe a reprodução e produção de leite em quantidade excedentária, dado que a primeira finalidade da produção de leite é a alimentação das crias.

Na Quinta, não fazemos reprodução das vacas e, no caso dos ovinos e caprinos, o leite existente , aquando dos nascimentos, destina-se unicamente à alimentação das crias.

Não é permitido fazê-lo. Apesar dos animais gostarem de guloseimas, tal como nós, eles são alimentados de forma regular e com todos os nutrientes necessários à sua saúde e bem-estar. Alimentá-los, incessantemente, pode provocar doenças e distúrbios no seu metabolismo.

Não. Na Quinta não é permitida a realização de festas de aniversário, piqueniques ou similares, bem como eventos de caráter comercial ou outros não autorizados.

Não, a quinta encerra sempre à segunda-feira. Pode visitar a Quinta livremente em qualquer outro dia da semana, de acordo com o horário de funcionamento.

A visita à Quinta é inteiramente gratuita.

Não. As atividades realizadas de 3ª a 6ª feira, integram o Programa Escola e são destinadas a grupos escolares, associações, ou similares.

Não. As atividades do Programa Família realizam-se ao fim de semana e são destinadas a famílias com crianças a partir dos 3 anos de idade. No entanto, a Quinta dispõe de alternativas lúdicas que podem realizar, basta contactarem com antecedência pelo telefone ou por e-mail.