Skip to main content

25º aniversário da nossa Quinta

A Quinta Pedagógica dos Olivais na vossa companhia, uma ligação de 25 anos entre o mundo urbano e o rural

Neste dia, 16 de Abril de 2021, celebramos o 25º aniversário da nossa Quinta, a Quinta Pedagógica dos Olivais. Um espaço onde é possível ver uma horta, um pomar, conhecer mais de 80 animais, muitos deles de raças autóctones portuguesas, descobrir as tarefas do dia-a-dia e rotinas de uma quinta, fazer o pão, recriar tradições rurais e muito mais. Uma ligação de 25 anos que mantemos entre o mundo urbano e o rural, num local privilegiado, proporcionando, de forma livre e gratuita, experiências e memórias únicas, aos mais de 160 000 visitantes que por aqui passam, todos os anos.  

Mais do que um espaço para descobrir, queremos explorar um pouco mais além da ruralidade. A preservação do ambiente e a manutenção de um estilo de vida saudável são algumas das temáticas que abordamos no Programa Escola e no Programa Família, através da inclusão de temas como a conservação das espécies, biodiversidade, sustentabilidade e alimentação saudável.  

Acreditamos, também, que o nosso papel pode ultrapassar os muros da Quinta e estender-se a toda a comunidade, promovendo projetos que visam o bem-estar, físico e mental, e a valorização pessoal, como a reinserção social, estágios e voluntariado.  

Este é, apenas, um resumo de todo o trabalho que desenvolvemos e que queremos celebrar no nosso 25º aniversário. Uma Quinta que quer crescer ainda mais, o que só é possível graças aos nossos visitantes, que nos motivam a fazer sempre melhor. No dia 16 de abril, não poderemos fazer a festa idealizada e agradecer como queríamos a vossa companhia ao longo destes 25 anos, mas ficaremos muito felizes se nos fizerem uma visita e partilharem um pouquinho do vosso dia connosco. Até breve!  

Parabéns, Quinta!

Assinalámos o 25º aniversário da Quinta no passado dia 16 de abril. Este ano, uma festa mais contida, mas não menos emocionante, afinal, são 25 anos!

Este ano, a celebração foi dedicada, especialmente, aos que nos têm feito connosco este percurso e que nos têm inspirado a fazer melhor. Gerações que se cruzam pela Quinta e aqui revivem memórias agora partilhadas entre avós, netos, pais e filhos.

Logo pela manhã, à entrada, na presença do Vereador da Direção Municipal de Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia, José Sá Fernandes, desvendámos o “Mural de Partilhas”, resultado de fotografias e testemunhos enviados dos nossos visitantes, que prontamente responderam ao apelo que fizemos nas nossas redes socias. Um mural que espelha estes 25 anos de histórias, experiências e contacto com o público.

Neste dia, o nosso “Alojamento Local” abriu e começou a receber os seus hóspedes, os insetos! Se passaram por cá há pouco tempo, provavelmente, já se cruzaram com uma estrutura em ferro, com as letras QPO (iniciais de Quinta Pedagógica dos Olivais), junto à estufa. Feito propositadamente para assinalar esta data especial, é o nosso “Alojamento Local para insetos”, a versão rural do mais conhecido "Hotel para insetos". O interior das letras está preenchido com materiais naturais e reciclados (cortiça, pinhas, folhas, ramos de árvores, etc.), e servirá de abrigo para criação de um refúgio de polinizadores e outros animais.

Foi um dia em cheio!  Melhor ainda com as muitas visitas que recebemos e que encheram de vida os caminhos da Quinta. Obrigada!

É verdade, este site, por onde navega agora, foi outra das novidades que apresentámos neste dia. Um site mais intuitivo, com mais e novos conteúdos e uma nova forma de interagir com a Quinta. Esperamos que goste!