Skip to main content

Buxo

O Buxo já não abdica do seu estatuto! Este burro mirandês é um dos animais mais antigos da Quinta. Nasceu em maio de 2006 e, um ano depois, em abril de 2007, chegava à Quinta, ao abrigo de um protocolo estabelecido com a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA).

A Raça Asinina de Miranda, a que o Buxo pertence, é uma das duas raças autóctones de asininos em Portugal e, tal como o nome indica, tem origem no planalto mirandês, mais concretamente, Miranda do Douro, Bragança, Vimioso e Mogadouro. O Buxo apresenta características muito próprias da sua raça, como a pelagem castanha-escura, abundante e comprida, com gradações mais claras nos costados e face inferior do tronco, que adquire a cor branca no focinho e contorno dos olhos, orelhas grandes e peludas, largas na base e arredondadas na ponta, cabeça volumosa, pescoço curto e lábios grossos. Estes animais têm uma estatura e peso elevados (140 cm ao nível do garrote e cerca de 330 Kg) e patas grossas, sendo, por isso, fisicamente bastante robustos.

Mas apesar de forte e corpulento o Buxo é um animal de temperamento dócil, um pouco medroso, ciumento e, como todo o burro que se preze, muito teimoso.

É uma das vedetas da Quinta, destacando-se pelo seu zurro, forte, que se ouve por toda a Quinta e arredores, mas sobretudo por ser burro muito afetuoso, que adora ter companhia e, principalmente, de receber festas no focinho.