Skip to main content

Lisboa

Nascida a 15 de agosto de 2018, a Lisboa veio para a Quinta ainda jovem, com quase dois anos, em março de 2019. Curiosamente, apesar do nome, é uma vaca alentejana, de Évora, onde nasceu na Quinta da Malagueira, tendo chegado à Quinta através de um protocolo celebrado com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo. 

O seu temperamento um pouco nervoso e a reduzida corpulência, medindo ao nível do garrote cerca de 1,20m, são características da raça a que pertence, a raça Mertolenga. Esta é uma das mais de uma dezena de raças autóctones portuguesas de bovinos, conhecida por ser muito rústica e que tem origem em Mértola e Alcoutim, existindo, atualmente, nos distritos de Beja, Évora, Portalegre, Santarém e Setúbal.  

Os animais da raça Mertolenga são, habitualmente, muito nervosos, mas, neste caso, podemos dizer que a Lisboa é bastante mais dócil do que o habitual para a sua raça. Prova disso, é a sua convivência tranquila com a sua companheira de prado, a Rafaela, já uma vaca adulta. Quando a Lisboa chegou, talvez por ser ainda muito pequena e um pouco assustadiça, a Rafaela acolheu-a com muitos mimos, o que pode explicar esta ligação quase fraternal que as duas têm.