Os gansos pertencem à família Anatidae, a mesma dos patos e dos cisnes e, tal como estes, possuem uma membrana interdigital que lhes permite nadar facilmente. Existem dois casais de gansos na Quinta, sendo os machos brancos com olhos azuis e as fêmeas cinzentas e brancas. Os gansos cinzentos são de origem francesa, da região de Toulouse, sendo por isso conhecidos por gansos de Toulouse. As penas são uma combinação de tons de cinza, possuem bico curto e forte, patas alaranjadas, curtas e fortes. Os machos podem atingir 12 a 14 quilos, enquanto as fêmeas 9 a 10 quilos.
O ganso Embden, também conhecido por Bremem, é uma raça de origem alemã, cujas aves são inteiramente brancas, com olhos azuis. A sua cabeça é um pouco grande, possuindo pescoço comprido e sempre na vertical. Têm o corpo grande e comprido, o dorso reto, o peito redondo, as asas grandes e bem arqueadas e a cauda é curta. Possuem patas curtas e fortes.
Quando existem crias, quer o pai, quer a mãe ganso são extremamente protetores e defendem-nas ferozmente de qualquer aproximação.
Extremamente curiosos, os nossos gansos andam sempre em grupo e, juntos, percorrem a Quinta de lés a lés em busca de novas aventuras. Por serem gansos domésticos, são mais ativos à noite e possuem um elevado sentido territorial, o que os torna excelentes animais de guarda, semelhantes aos cães. Quando se zangam ou se sentem ameaçados, o seu grasnar, em coro, faz-se ouvir por toda a Quinta.