Coelheira
A coelheira é um espaço vedado, com cerca de 8m2, com uma área de abrigo coberta. O solo é constituído por terra e está devidamente preparado para evitar a fuga dos coelhos, dado que, como faz parte dos seus instintos primordiais, estes passam a sua vida a construir tocas subterrâneas.
A nossa coelheira comporta um máximo de oito coelhos, que vivem em comunidade, como é a sua preferência natural. Os coelhos são animais extremamente férteis e as fêmeas têm um curto período de gestação. Estas características levam, muitas vezes, a uma multiplicação descontrolada, razão pela qual todos os machos que existem na Quinta são castrados, visto que não temos capacidade para acolher mais que este número.
A maioria dos animais que vivem na coelheira foram doados por munícipes que, pelas mais variadas razões, nos oferecem o seu animal, mas principalmente por considerarem que ali existem melhores condições de vida do que num apartamento. As propostas de doação de coelhos à Quinta são uma constante e em número muito superior à capacidade que temos para acolhê-los, pois a nossa prioridade é proporcionar todas as condições necessárias ao bem-estar de todos os animais que aqui vivem.
Os coelhos são, por natureza, animais que encantam todos os visitantes, especialmente as crianças, que adoram fazer-lhes festas. É, por isso, um dos animais a que recorremos quando recebemos visitas de grupos escolares, especialmente na atividade “Veterinário por uma hora” onde existe uma maior interação com os animais, o que leva a grandes momentos de emoção.