Currais
O curral, o lar acolhedor das nossas ovelhas e cabras, ganha vida ao amanhecer e ao entardecer. Dividido por manjedouras, de um lado, dá abrigo aos ovinos e, do outro, aos caprinos. Mas, a curiosidade e espírito aventureiro faz com que, muitas vezes, as crias aproveitem o seu reduzido tamanho para passar por baixo ou por entre as grades e vão à descoberta dos territórios vizinhos. Algumas cabras, mais atrevidas, saltam sobre as manjedouras e, de vez em quando, fazem uma visita aos vizinhos do lado.
Todas as manhãs, um coro animado anuncia a abertura das portas, dando início a uma corrida em direção aos prados, onde irão deliciar-se com um belo pequeno-almoço: erva fresca, feno e uma mistura de grãos de cereais e leguminosas. Ao final do dia, o ritual repete-se, com o retorno ao curral para um repasto reconfortante e uma noite tranquila.
Além de abrigar os dois rebanhos, este é um dos espaços que acolhe a atividade “À Descoberta da Ovelha”, onde os pequenos visitantes se transformam em tratadores e cumprem todas as suas tarefas como a limpeza do espaço, colocação de uma nova cama com palha e ao enchimento das manjedouras com feno. Segue-se uma ida ao compostor, onde depositam os dejetos dos animais e os restos de palha e feno, contribuindo para que, mais tarde, as plantas venham a crescer fortes e saudáveis. Estas tarefas, que à partida podem não parecer tão apelativas, são uma experiência inesquecível que os conecta com a vida rural e deixa memórias duradouras.
Quando cá voltam, muitos deles manifestam o seu desejo de repetir e recordam estes como dos melhores momentos passados na Quinta.