Galinheiros
O galinheiro, lar das nossas galinhas e galos, ganha vida ao amanhecer com o cantar característico que anuncia um novo dia na Quinta e que se intensifica ainda mais à medida que um dos tratadores se aproxima com um balde do seu cereal preferido, o milho. A alegria toma conta do galinheiro e dá-se uma verdadeira corrida para o seu petisco matinal.
Dividido em quatro áreas, o com entradas separadas, galinheiro oferece abrigo, com uma área descoberta e outra coberta, perfeita para dias de muita chuva ou frio. As paredes são revestidas de azulejos, o que facilita a sua limpeza e manutenção.
As galinhas com pintainhos encontram aqui um espaço seguro e protegido, onde estes podem crescer até que atinjam a estatura suficientes para se aventurarem no exterior sem grandes riscos, como serem “atropelados” pelos visitantes, especialmente as crianças que adoram correr pela Quinta.
Nos comedouros distribuídos pela Quinta é colocado milho para que possam ir petiscando ao longo do dia, enquanto andam livremente por todo o espaço. Chegada a hora de regressar ao galinheiro, o tratador aproxima-se, novamente, com.. mais milho! Todos correm à sua volta e o entusiasmo é tanto que, nesta altura do dia, basta verem um balde para o seguirem. Contudo, às vezes, escolhem o tratador errado. Sem arredar pé, só param quando se apercebem que o destino não é o galinheiro e, assim que dão conta do erro, dispersam rapidamente na busca do balde “encantado”.