Horta
Quinta que sem horta, não é quinta!
A horta, com uma área aproximada de 600m2, é um espaço onde cultivamos não só uma grande diversidade de legumes e hortaliças tradicionais e de época, mas também algumas espécies menos conhecidas em Portugal. Através da aplicação de um sistema agrícola diverso, eficiente e sustentável, as nossas plantas crescem sem recurso a químicos de síntese. Neste espaço natural e muito dinâmico, é possível observar:
- Associações de culturas (presença de duas ou mais espécies num canteiro);
- A cobertura do solo pela técnica de “Mulching” (empalhamento);
- A fertilização natural do solo com composto;
- A rega gota-a-gota;
- Canteiros com leguminosas, num esquema de rotação de culturas e enriquecimento em azoto do solo;
- Canteiros com culturas anuais, tais como couves, alfaces, abóboras, morangueiros, etc.;
- Zona de sebes vivas com árvores, arbustos e ervas silvestres;
- Zona de plantas aromáticas e medicinais.
Além dos legumes e hortaliças, podemos ver bananeiras, cana-de-açúcar, pera-melão, o tamarilho, o sapote branco e bagas gogi. Apesar destas serem espécies exóticas, aqui encontram condições para um bom desenvolvimento.
Ao fundo da horta, deparamo-nos com um espigueiro, estrutura tradicional que encontramos, maioritariamente, no Minho e em Trás-os-Montes, construída, habitualmente, em pedra e madeira, e utilizada para guardar as espigas de milho. No caso deste espigueiro, funciona como espaço de arrumação de ferramentas agrícolas, armazenamento de sementes e de produtos fitofarmacêuticos, permitidos na prática da agricultura biológica.
A horta é, ainda palco da atividade “Agricultura Biológica” que dá a conhecer as diferentes fases do processo de produção de alimentos vegetais e a importância da prática de uma agricultura em equilíbrio com a natureza.
Como cultivar uma horta?
Para quem tem vontade de criar uma horta na cidade, cultivar a terra e obter alimentos para consumo próprio damos a conhecer o Guia de Boas Práticas para a Agricultura Urbana. Editado pela Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito da exposição "Hortas de Lisboa", este guia está dividido em "25 conhecimentos", que têm como objetivo dar as principais orientações na construção destes pequenos projetos agrícolas. Desde a planificação da horta à gestão da água e épocas de sementeira, são vários os conhecimentos que se pretendem passar, com vista à promoção de uma agricultura mais sustentável.
Descarregue aqui o guia completo:
Guia de Boas Práticas para a Agricultura Urbana