Skip to main content

Maternidades

A maternidade é o local onde são colocadas as fêmeas em final de gestação e está, especialmente, vocacionada para a espécie suína. Pode, também, comportar animais de outras espécies, desde que de pequeno ou médio porte, tais como ovinos e caprinos.

É composta por uma área com cerca de 30 m2, subdividida em três partes, sendo duas delas comunicantes, através de uma pequena porta.As porcas e as suas ninhadas permanecem naquele espaço até ao desmame, que acontece ao fim de 1,5-2 meses, quando os animais atingem um peso que ronda os 10 Kg. Assim que estiver totalmente recuperada do desgaste provocado pela gestação e pela lactação, a porca abandona a maternidade r regressa à pocilga.Na parte superior de cada uma das partes está colocada uma estrutura móvel em ferro, que serve de suporte para a instalação das lâmpadas de infravermelhos necessárias para fornecer calor aos recém-nascidos ou até a animais adultos que se encontrem debilitados. Devido ao seu reduzido tamanho e à pele nua, os leitões recém-nascidos são especialmente sensíveis às baixas temperaturas, tornando imprescindível a utilização destas lâmpadas de infravermelhos nos períodos de outono, inverno e início de primavera.

Utilizam-se, também, em ovelhas e cabras com crias recém-nascidas, quando estas últimas inspiram cuidados especiais, geralmente resultantes de negligência nos cuidados maternos, o que acontece sobretudo em fêmeas primíparas (que pariram pela primeira vez). Em alguns casos, podem ali ser colocados animais de outras espécies aos quais, pelo seu estado de saúde ou condição corporal, esteja desaconselhada a sua junção aos restantes animais da sua espécie.