Clinica veterinária
É no posto médico veterinário que estão guardados medicamentos, instrumentos médicos e o material de consumo clínico necessários para que o médico veterinário possa assegurar os cuidados e tratamentos das diferentes espécies animais.
Apenas os animais de pequeno porte, como coelhos, galinhas ou patos, são tratados dentro deste espaço. Os restantes, de médio e grande porte, são tratados no seu lugar de permanência (estábulos, prados, currais, vacaria, pocilga, etc.).
Aqui estão em exposição vários materiais de laboratório, como balões, provetas, pipetas e tubos de ensaio, que pertenceram ao Instituto Bacteriológico Câmara Pestana, entidade dedicada à prevenção e tratamento de várias doenças infeciosas, como é o caso da raiva, que foram cedidos à Quinta na altura em que este Instituto mudou de instalações, em 1989.
Este é o cenário habitual da atividade “Veterinário por uma hora”, onde as crianças descobrem os segredos desta profissão, que tanta curiosidade lhes desperta, e têm a oportunidade de observar crânios de cavalo, vaca, porco e cão, bem como um modelo tridimensional de galinha, que os leva a conhecer várias espécies de animais domésticos.