Ovelhas da Quinta
As ovelhas são dos animais que mais fãs reúnem na Quinta. Ao seu pêlo fofo, que nos dá a lã, junta-se o inconfundível balir, muitas vezes acompanhado em coro pelas crianças à beira do cercado. Quando existem crias, enchem a Quinta de alegria, às corridas e pinotes pelo prado.
O nosso rebanho de ovelhas é composto por animais da raça Campaniça, com um macho e várias fêmeas, todos de cor branca. São animais de estatura média, pesando cerca de 40 Kg, que se distinguem pelo menor frisado na lã e o pelo curto ao nível dos membros. Têm, na sua maioria, cor branca, sendo raros os exemplares pretos. Os cornos, existentes normalmente nos machos, são grossos e com a forma de espiral aberta. São animais dóceis e um pouco medrosos, que estão habituados a viver em grupo e, por isso, sofrem quando estão isolados do resto do rebanho.
A raça campaniça é predominante no Alentejo e existe na Quinta desde junho de 2020. O objetivo da introdução destas ovelhas, para além da renovação do efetivo, foi promover e valorizar esta raça autóctone portuguesa.
São animais muito rústicos e extremamente resistentes, adaptando-se, por isso, às pastagens pobres do Alentejo. A sua distribuição geográfica incide nos concelhos de Mértola, Almodôvar, Castro Verde e parte do concelho de Ourique.
O carneiro Moço, nascido em 2021, foi o primeiro borrego de raça Campaniça a nascer na Quinta. Como tal, teve o privilégio de ser "batizado" pelos nossos visitantes que escolheram o nome através de votação nas redes sociais. De tímido e resguardado, o Moço passou a um carneiro forte e destemido, que faz jus à sua raça e defende avidamente o seu rebanho.