Porcos
Mas os porcos não são cor-de-rosa? Esta é uma das perguntas que mais ouvimos aqui na Quinta. A verdade é que não, muitos deles não são. É o caso dos que vivem agora na Quinta, duas fêmeas e um macho, pertencentes à raça Malhado de Alcobaça, umas das principais raças suínas autóctones portuguesas e, infelizmente, uma das mais ameaçadas. A maioria destes animais são oriundos das zonas de Torres Vedras, Alcobaça, Batalha e Porto de Mós.
Fortes e robustos, podem atingir 1m de altura e até 1,5m de comprimento. Os machos podem pesar 248kg e as fêmeas 212Kg. São suínos pouco exigentes em alimentação e com um temperamento calmo e rústico. A pele é revestida por cerdas fortes, compridas e grossas, de cores branca e preta, formando manchas de vários tamanhos, espalhadas por todo o corpo. São famosos pelas suas orelhas compridas e largas, que lhes dão um ar muito patusco.
É muito frequente vermos os porcos a fuçar o solo para obter raízes e pequenos animais, tais como minhocas e lesmas. Rebolar no chão é outra das suas atividades preferidas, formando, quando a terra está molhada, uma camada protetora contra as elevadas temperaturas que se fazem sentir durante o verão. Embora não fiquem muito limpos, este comportamento é essencial para estes animais, dada a ausência de glândulas sudoríparas.