Skip to main content

A Quinta no projeto Life Lungs

A Quinta Pedagógica dos Olivais participa no LIFE LUNGS, um projeto de financiamento comunitário, dinamizado pela Câmara Municipal de Lisboa. 

Este projeto tem como principal objetivo contribuir para a concretização da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas e integra seis diferentes ações. Uma delas é a utilização de um rebanho de ovelhas como agente urbano não mecânico de controlo de vegetação e conservação do solo e é nesta que a Quinta participa.  

Desde dezembro de 2020, que o nosso rebanho tem ido pastar ao Parque da Bela Vista e, em breve, irá também para outros Parques de Lisboa.

Pretende-se associar o pastoreio dos animais à manutenção dos prados, pois ao alimentarem-se da vegetação que cobre os solos, evitam o corte tradicional (com meios mecânicos poluentes) contribuindo também para a sua fertilização. Esta ação permite, ao mesmo tempo, o aumento da matéria orgânica do solo e da humidade relativa, promovendo a estabilização do solo e controlo da taxa de erosão. 

Calendário de saídas do rebanho do Campaniço

As deslocações das ovelhas decorrem, habitualmente, à segunda-feira, dia de encerramento da Quinta ao público. Saem de manhã e regressam ao final da tarde. Excecionalmente, entre os dias 14 e 24 de maio, as ovelhas pernoitaram, também, no Parque da Bela Vista. Pela primeira vez, as nossas ovelhas passaram a noite fora de "casa" e ficaram alojadas num edifício recuperado e transformado em ovil. 

A agenda do rebanho é bastante preenchida, Confira aqui as próximas deslocações: 

Abril: 12, 15, 19, 22, 26 e 29 

Maio: 3, 6, 10 e 31 

Junho: 7, 14 e 21