Skip to main content

Rafaela

Calma e dócil, assim é a Rafaela, a vaca de raça Frísia que chegou à Quinta em abril de 2012, com apenas 8 meses. Nascida na Quinta da Piedade, localizada na Póvoa de Santa Iria, a Rafaela foi cedida à Quinta Pedagógica dos Olivais ao abrigo de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. O nome Rafaela foi-lhe atribuído em homenagem ao funcionário da Quinta da Piedade que acompanhou o seu nascimento. Tal como é característica da sua raça, a Rafaela é um animal alto e de grande corpulência, medindo ao nível do garrote cerca de 1.40m.  

As vacas da raça Frísia, também designada por Holstein-Frísia, são facilmente identificadas pelo padrão malhado, ao qual associamos imediatamente a imagem de uma vaca, tornando-a uma das mais famosas das raças bovinas. São conhecidas como as que produzem a maior quantidade de leite no mundo. 

Como a maioria das vacas, a nossa Rafaela gosta muito da atenção dos tratadores e adora ser escovada. Um dos seus defeitos é ser extremamente gulosa, o que contribui para que tenha um peso um pouco acima do desejável. Adora erva fresca e, sempre que apanha a Lisboa, a sua companheira de prado, distraída, rouba-lhe a comida.