Skip to main content

ICSE Science Factory

 

A Quinta Pedagógica dos Olivais, sendo um dos principais equipamentos municipais envolvidos na promoção e aprofundamento da literacia ambiental e climática, é um dos serviços da Câmara Municipal de Lisboa que participa no ISCE Science Factory. Ao longo de 28 anos de existência, o crescente número de visitantes e a grande diversidade de públicos, desde os estabelecimentos de ensino às famílias, permite-nos contribuir de forma ativa neste projeto.

A nossa participação consiste, precisamente, em desenvolver e colocar em prática atividades, workshops, ateliers, desenvolvidos em conjunto com os outros parceiros, no nosso espaço.

Numa primeira fase, testámos a aplicabilidade das nossas atividades regulares e avaliamos as adaptações necessárias. Fizemo-lo com duas delas:

  • Olivaria” que tem a Oliveira, quer como espécie carismática quer como recurso rural de interesse histórico na cultura mediterrânica, no centro da discussão sobre conservação da biodiversidade e problemas associados à sustentabilidade da oleicultura;
  • “O ciclo do Pão” que tem o pão, esse alimento saudável e que existe em todas as culturas do mundo, como ponto final de um ciclo de aproveitamento sustentável de recursos naturais.

Na segunda fase (de implementação), colocaremos em práticas as atividades desenvolvidas, com os seguintes indicadores a atingir:

  1. Preparação, desenvolvimento e operacionalização de 27 ações (de uma ou mais atividades distintas, 1 por mês na fase de implementação);
  2. Média de 10-15 participantes por ação;
  3. Apoio a, no mínimo, 40 de atividades de escola aberta, geradas pelos estabelecimentos de ensino agregados ao projeto e apoiadas pelos membros do consórcio;

 

ISCE Science Factory

Este projeto é uma iniciativa financiada pela União Europeia, que tem como objetivo implementar um conjunto de medidas que contribuam para aumentar a intenção dos estudantes seguirem carreiras ligadas às áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) bem como a sua literacia científica. 

Participam na implementação deste projeto 15 equipas de cinco países europeus: Alemanha, Portugal, Croácia, Chipre, Turquia. Este consórcio inclui especialistas provenientes de diferentes setores, como o ensino superior, investigadores em educação, empresas, entidades de educação não formal, escolas, empresas e instituições comunitárias. Em Portugal, o ISCE Science Factory é coordenado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Objetivos
- Melhorar e promover a educação científica dos cidadãos, criando parcerias com professores, alunos, cientistas, investigadores e profissionais em empresas.

- Encontrar soluções concretas para problemas reais na escola, na localidade, cidade ou região, contribuindo assim para um continuum de aprendizagem ao longo da vida e despertando o interesse em estudos e carreiras científicas, especialmente entre as mulheres.

Estão incluídas no projeto a dinamização de iniciativas de Educação STEM, abertas a públicos escolares e à comunidade em geral, de divulgação da ciência e promoção de carreiras, em contexto formal e não formal, dirigidas a vários públicos-alvo (crianças, jovens, adultos, famílias).

A Câmara Municipal de Lisboa, através da Direção Municipal de Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia (DMAEVCE), é uma das entidades parceiras do projeto, sendo representada pela Quinta Pedagógica dos Olivais e pela Divisão de Gestão do Parque Florestal de Monsanto e Sensibilização Ambiental, serviços que dinamizam e realizam um vasto programa de atividades de educação e sensibilização ambiental, com escolas e público em geral.  

 

O projeto ICSE Science Factory financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Horizon Europe.

Mais informações em:

– ICSE – International Centre for Stem Education

https://icsesf.ie.ulisboa.pt/

https://cordis.europa.eu/project/id/101093387