Skip to main content

Temos um jardim vertical

Já pode ver o nosso jardim vertical, criado com a ajuda preciosa de famílias, escolas e instituições que nos visitaram na Semana da primavera, entre os dias 19 e 25 de março.  

A primavera foi o pretexto para dias repletos de atividades que assinalaram a chegada desta estação, que traz grandes mudanças nos ciclos da natureza. Situado junto ao Hotel para Insetos, o jardim vertical tem como principal objetivo chamar mais insetos polinizadores, os nossos “amigos improváveis”, muitas vezes vistos como inimigos. A verdade é que estes insetos desempenham um papel fundamental na natureza e na propagação das espécies vegetais, sendo os principais responsáveis pela manutenção das áreas naturais e de grande parte das culturas agrícolas. Em Portugal, existem mais de 1000 espécies de insetos polinizadores, entre abelha melífera, abelha solitária, abelhões, vespas, moscas das flores ou Sirfídeos, borboletas, coleópteros (besouros), formigas, crisopas e mosquitos.

Para além de participarem na criação deste jardim, os participantes viram e descobriram curiosidades sobre muitas destas espécies e puderam, também, visitar a exposição “O dom e o devir das sementes”.