Skip to main content

A Quinta ao Lusco-fusco e os ODS

A Semana do Animal começou ao lusco-fusco, iluminado pela luz e cor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Este ano, a celebração da Semana do Animal começou no dia 30 de setembro, um dia carregado de atividades e surpresas. Primeiro, fomos descobrir a ementa do dia, em "O que temos para hoje? Feno, palha, erva..." e à tarde, foi altura de conhecer "Quem mora aqui?".

Ao fim do dia, e para assinalar também o último dia do horário de verão, em que encerramos às 19h, viajámos no lusco-fusco, pelo curioso mundo dos animais noturnos como a coruja do mato, ouriços cacheiros, sapos, salamandras e outros.

Um grupo de crianças e pais curiosos aprenderam sobre a anatomia de pequenos seres, como o escaravelho-rinoceronte, o morcego ou a osga, e ficaram a saber quais os  seus hábitos e o que comem.  Reconheceram pegadas e dejetos e, ainda, pinhas, cascas de nozes e outros elementos com marcas de dentes de pequenos roedores. Um mundo maravilhoso e surpreendente que, tantas vezes, escapa aos nossos olhos.

Segredos que nos foram revelados pela naturalista Dulce Ferreira, à luz dos cubos da exposição "SOBREVIVER - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", que regressou à Quinta, envolvendo-a numa atmosfera absolutamente mágica.

Patente até ao dia 15 de outubro, tem como objetivo chamar a comunidade, alertar e mobilizar os cidadãos, informando sobre os ODS. São 17 cubos luminosos, cada um com um enquadramento leve de madeira e aço, com luz solar LED no centro e uma cobertura em tecido, com impressão do ODS em 6 línguas.

Uma exposição criada por ocasião das comemorações do 12º aniversário da Refood, uma organização que promove o desenvolvimento sustentável e que contribui diariamente para a concretização de mais de metade dos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.