AfriFOODlinks em Lisboa
Na semana de 7 a 11 de abril, Lisboa vai acolher o projeto AfriFOODlinks, uma iniciativa financiada pela União Europeia que visa transformar os sistemas alimentares urbanos, promovendo a segurança alimentar e nutricional. O projeto aproxima diversos elos da cadeia alimentar em África e integra cidades africanas e europeias numa jornada de aprendizagem mútua, para o desenvolvimento de dietas mais saudáveis, sustentáveis e de sistemas alimentares modernos.
O AfriFOODlinks investe na transformação de 5 cidades africanas (Hub Cities) e convida 10 cidades africanas e 5 cidades europeias (Sharing Cities) para partilhar práticas inovadoras e criar projetos-piloto. Entre as cidades envolvidas destacam-se:
Hub Cities africanas - Cidade do Cabo, Kisumu, Mbale, Ouagadougou e Túnis;
Sharing Cities europeias - Lisboa, Barcelona, Bruges, Milão e Montpellier;
Sharing Cities africanas - Antananarivo, Madagáscar Arusha, Tanzânia Bukavu, República Democrática do Congo Dacar, Senegal Lusaca, Zâmbia Niamey, Níger Quelimane, Moçambique Rabat, Marrocos Tamale, Gana Windhoek e Namíbia.
A ideia central é partilhar o conhecimento adquirido em cada cidade, adaptando-o a outras realidades. Este intercâmbio é extremamente importante para o desenvolvimento de novas ferramentas e metodologias que facilitem a comunicação e a integração entre os diferentes intervenientes dos sistemas alimentares.
A delegação do AfriFOODlinks estará em Lisboa de 7 a 11 de abril e, logo na tarde de dia 7, fará uma visita guiadaao Parque Vitícola de Lisboa. Nos dias 10 e 11 de abril, terão a oportunidade de vir até à Quinta e conhecer o trabalho que aqui desenvolvido, nomeadamente, nas áreas da agricultura biológica e da sustentabilidade.
Mais informações sobre este projeto em: https://afrifoodlinks.org/