Chegou o dia da Tosquia
Na manhã de 6 de maio, recebemos mais de 300 alunos de diversas escolas para assistir à tradicional tosquia das ovelhas. Uma oportunidade única para assistir a esta tarefa rural, dentro da cidade. O S. Pedro colaborou e as centenas de crianças puderam observar todo o processo de remoção da lã, um procedimento indolor, semelhante a um corte de cabelo, que deixa as ovelhas mais leves e preparadas para enfrentar os meses quentes.
Para além de acompanharem a tosquia ao vivo, as crianças puderam conhecer ao pormenor o ciclo da lã. Guiadas pelos técnicos da Quinta e com a preciosa colaboração da Inês, mãos de esteva, com o seu fuso e roda de fiar, percorreram as seis fases que transformam a lã em fios coloridos e resistentes, prontos a trabalhar:
Lavar e secar — remoção de impurezas;
Cardar - pentear a lã para que seja mais fácil passar à fase seguinte;
Fiar - fazer o fio utilizando o tradicional fuso e roda de fiar;
Colorir ou tingir a lã— aplicar a cor às meadas, recorrendo a tintas ou a materiais naturais (ex.: folhas, beterraba, etc.);
Dobar - enrolar o fio e fazer o novelo;
Tecer / tricotar - por exemplo num tear, fazer crochet ou tricot.
Uma manhã de descoberta, aprendizagem e valorização desta tarefa rural e de todo o processo de transformação da lã que, certamente, ficará na memória destas crianças.