Skip to main content

Dia da Espiga

Juntámos espiga, malmequeres, ramos de oliveira e papoilas e celebrámos o Dia da Espiga com centenas de crianças na Quinta.

O Dia da Espiga comemora-se na Quinta-feira da Ascensão, que se assinala 40 dias depois da Páscoa. Este ano, assinalou-se no dia 18 de maio, coincidindo com outra data que nã podíamos deixar passar, o Dia Internacional do Fascínio das Plantas.

Manda a tradição que no Dia da Espiga, Quinta-feira da Ascensão, se formem com espigas de trigo, um ramo de oliveira, malmequeres e papoilas, cada um com o seu significado:

- a espiga de trigo, que representa o pão,

- o ramo da oliveira, a paz,

- o malmequer, prata e ouro

- a papoila amor e vida.

Segundo a tradição, guardar em casa o ramo da espiga, atrás da porta,  até ao Dia da Espiga do ano seguinte, garante boas colheitas - abundância de alimento, paz, prosperidade e amor.

Neste dia Dia da Espiga, as plantas marcam presença pelo pelo simbolismo que carregam e, no Dia Internacional do Fascínio das Plantas, olhamos para o papel vital que desempenham. Mais do que inúmeras cores, formas, cheiros ou sabores, as plantas são uma fonte de vida para o planeta e é por isso que lhes dedicamos um dia, lembrando como é importante a sua preservação. 

Entusiasmados e curiosos, cada grupo recolheu os diferentes elementos e, passo a passo, foram construindo os ramos que levaram para as escolas. E no fim, claro, o pão para acalmar a fome, neste dia tão agitado!