Skip to main content

Lisboa aderiu à European Green Week – Semana Verde Europeia e nós fizemos parte

A Descarbonização foi o tema para a primeira iniciativa da Lisboa Semana Verde.

No ambiente tranquilo do Pomar da Quinta, tendo como anfitriã Catarina Freitas, Diretora Municipal da DMAEVCE (CML), acolhemos o debate moderado por Adriano Cerqueira e os oradores Rita Prates (ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável), João Camargo (Climáximo), Vera Ferreira (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) e Pedro Oliveira (CML).

Foram muitos os curiosos e interessados no tema, que puderam assistir e participar neste debate onde foram abordadas formas de reduzir a utilização de energias provenientes de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás), para conseguir diminuir ou eliminar a emissão de gases de estufa. Fomentar o uso dos transportes públicos e mais espaços verdes foram algumas das soluções apresentadas e que ficaram, não só para reflexão, mas como um apelo à ação.

A Lisboa Semana Verde decorreu de 3 a 11 de junho, com várias iniciativas espalhadas por locais como a Estufa Fria ou Parque Florestal de Monsanto, entre outros. "? ??? ?́ ??? ???? ??? ? ??? ???????" foi a pergunta que despoletou este conjunto de ações, com o propósito de melhorar a literacia climática sobre conceitos como descarbonização, ecossistemas, transição energética e alterações climáticas.