Skip to main content

Os "Jardins abertos" voltam à Quinta

Abrimos os portões da Quinta a mais uma edição do Festival Jardins Abertos. Maio traz dois fins de semana de atividades em família.

Desde a edição de outono de 2020, que participamos nos "Jardins Abertos", o festival que abre os portões dos mais bonitos jardins da cidade de Lisboa. A programação que engloba várias atividades que promovem a sustentabilidade, a consciencialização ambiental e estimulam uma relação positiva com a natureza em contexto urbano.

Este festival resulta de um projeto, que começou em maio de 2017, timidamente, como um percurso guiado e 80 participantes. Entretanto, lançou raízes e cresceu, contando com mais de 80 mil participações no último ano.

A 9ª edição chega em maio de 2022 e acontece ao longo de dois fins de semana consecutivos, nos dias 21/22 e 28/29 de maio. A primavera em flor dá o mote e abrem-se novamente os portões de jardins únicos, públicos e privados, com percursos guiados, exposições, conversas e oficinas para toda a família. 

A Quinta Pedagógica dos Olivais volta a fazer parte desta festa, com atividades que têm como mote a Agrobiodiversidade, o “conjunto formado por todas as espécies de seres vivos existentes na agricultura, pelas suas comunidades, pelos seus ecossistemas e pela sua diversidade genética.”

A agrobiodiversidade e as tradições rurais associadas à sua conservação assumem, neste espaço, grande importância. Mantemos uma horta com os métodos de produção biológica e cuidamos de um pomar que contém mais de 100 espécies e variedades frutíferas. Pontuamos tudo com o maior número possível de espécies de árvores e arbustos ornamentais que embelezam a quinta.

Nesta edição dos Jardins Abertos, daremos atenção a esta realidade através de um conjunto de atividades que têm o conhecimento da agrobiodiversidade e da importância da sua conservação como tema principal. Duas atividades estarão sujeitas a marcação prévia - "As árvores da Quinta" e "O dom e o devir das plantas" - e uma atividade que todos os visitantes poderão fazer livremente - #QPOlivais:

As árvores da Quinta

Baseado no nosso roteiro de exploração, consiste num passeio tranquilo, dando especial atenção às espécies arbóreas emblemáticas da QPO, cruzando informação científica com histórias e curiosidades.

Nº participantes – 30 máx.

Famílias com crianças a partir dos 6 anos

 

O Dom e o Devir das Sementes

Suportada pela exposição com o mesmo nome, atualmente em exposição na nossa Estufa, esta actividade centra-se na exploração da biodiversidade agrícola, na importância da polinização e na conservação de métodos agrícolas tradicionais de forma a garantirmos a sustentabilidade ambiental.

Nº participantes – 30 máx (sem limite de idades)

Famílias com crianças a partir dos 3 anos

 

#QPOlivais

Todos os dias entram pelos portões da Quinta dezenas de pessoas que passeiam livremente, ao seu ritmo, ao seu gosto.

Estes dias serão diferentes. Serão todos convidados a agir pela sustentabilidade da Quinta, realizando pequenas tarefas, porque para alcançar os objectivos de desenvolvimento sustentável todos os contributos são bons e merecem ser replicados. No final da visita os visitantes serão convidados a usar as Molduras QPO para publicarem online a sua mensagem, com a nossa etiqueta favorita #QPOlivais

 

Programa

Sábado 21 de Maio

10h/16h - #QPOlivais

11h – As árvores da quinta

15h – O Dom e o devir das Sementes


Domingo 22 de Maio

10h/16h - #QPOlivais

11h – O Dom e o devir das sementes

15h – As árvores da quinta

 

Sábado 28 de Maio

10h/16h - #QPOlivais

11h – O Dom e o devir das sementes

15h – As árvores da quinta

 

Domingo 29 de Maio

10h/16h - #QPOlivais

11h – As árvores da quinta

15h – O Dom e o devir das Sementes

 

Atividades com marcação prévia, exceto #QPOlivais (atividade livre).

As inscrições começam a partir das 09h da segunda feira que antecede o dia da actividade pretendida, por mail quinta.pedagogica@cm-lisboa.pt ou telefone 218550930.

Este é um evento inteiramente gratuito.

Para mais informações sobre o Festival consulte: 

www.jardinsabertos.com