Skip to main content

Parabéns, Quinta!

Dia 16 de Abril de 2024, celebrámos o 28º aniversário da Quinta!

São já 28 anos de um espaço onde é possível ver uma horta, um pomar, conhecer mais de 80 animais, muitos deles de raças autóctones portuguesas, descobrir as tarefas do dia-a-dia e rotinas de uma quinta, fazer o pão, recriar tradições rurais e tanto mais... Uma ligação de anos entre o mundo urbano e o rural, num local privilegiado, proporcionando, de forma livre e gratuita, experiências e memórias únicas, aos mais de 250 000 visitantes que por aqui passam, todos os anos.  

Celebrámos 28 anos, cheios de histórias e memórias para partilhar e quisémos partilhá-las com várias escolas do 1º Ciclo. Para relembrar os momentos mais marcantes deste percurso, as crianças giraram a ‘Roda de A a Z‘. Cada letra correspondia a um ano da nossa história e toda a informação estava escondida nos sacos de pano espalhados pela Quinta. Lá dentro, encontravam um dos acontecimentos que marcaram esse ano para explorar. O desafio seguinte era ir à ‘Fita do Tempo‘ e com muita imaginação e criatividade, desenhar e escrever sobre o que descobriram.

Os Parabéns foram cantados ao som do “Grupo de cavaquinhos e cantares“, dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa e o bolo não faltou. No fim, foram todos À quermesse, resgatando esta tradição já desconhecida nos grandes centros urbanos, mas muito associada às festas nas aldeias.

Um dia memorável rumo ao próximo aniversário, num ano que, certamente, trará mais momentos de bricadeira, aprendizagem e muitas memórias para partilhar.