Tosquia em plena Lisboa
Com as ovelhas no Parque da Bela Vista, ao abrigo do projeto Life Lungs, este ano, levámos este acontecimento rural, que habitualmente acontece na Quinta, para “fora de portas”. No dia 30 de abril, as ovelhas foram tosquiadas no Parque da Bela Vista, num momento único na cidade, aberto a todos os que quisessem ver.
Tal como as pessoas, as ovelhas também sentem calor se, no caso de algumas espécies de animais a pelagem muda por esta altura, ficando com o pelo mais curto durante o verão, as ovelhas precisam de ajuda para se libertar do pelo de inverno. Apesar de naquele momento parecerem um pouco desconfortáveis, a tosquia é um processo indolor, como um corte de cabelo. Depois de tosquiadas, ficam mais frescas e mais preparadas para enfrentar o calor.
Depois de assistirem à tosquia, as diferentes escolas presentes foram explorar a lã e descobrir tudo o que acontece desde a tosquia até a lã se transformar em camisolas, gorros ou até tapetes, o chamado ciclo da lã:
1. Lavar e secar
2. Cardar - pentear a lã para que seja mais fácil passar à fase seguinte
3. Fiar - fazer o fio utilizando o fuso e roda de fiar
4. Dobar - fazer o novelo
5. Colorir ou tingir a lã
6. Tecer / tricotar -por exemplo num tear ou fazer crochet
Uma manhã única para quem nunca tinha assistido e também para aqueles que vieram recordar as vivências do no campo.
Uma Iniciativa da Quinta Pedagógica dos Olivais, enquadrada no Projeto Life Lungs co-financiado pela Câmara Municipal de Lisboa e União Europeia.